domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Palhaço (Selton Mello)

Nós decidimos postar, pelo menos, uma vez por semana cada uma. Vai ser difícil, principalmente em tempos de prova e no segundo semestre desse ano, mas vamos tentar ao máximo!
Bom, confesso que já tem algum tempo que vi o filme e gostei. Gostei e esse não é exatamente o motivo pelo qual escrevo sobre ele, mas sim por ter escutado que seria um "Fabuloso Destino de Amelie Poulain" brasileiro. Com certeza não vou precisar muitos detalhes da história, mas em linhas gerais vou traduzir o que ele me passou.

O filme tem como base a melancolia de não se ter uma real identidade, de estar sozinho no meio de um grupo. Apesar disso, o filme poderia ser enquadrado como uma comédia, uma comédia diferente. O único documento que o personagem do próprio Senton Mello tem é uma velha certidão de nascimento e sempre passa constrangimento por decorrência dela. 


Ele está no comando do circo, já que seu pai está mais velho, e tem que desenrolar muitos problemas. Tem que fazer as pessoas rirem, se divertirem, enquanto ele mesmo não sabe se tem motivo para estar tão alegre. Não sabe se é aquilo mesmo que queria fazer, já que ele foi levado até ali "pela maré", pelo seu pai dono do circo. Ele então foge e acaba descobrindo que sim, era aquilo que queria, só precisava se afastar pra descobrir.
O filme é lindo! A direção de arte, com toda a singularidade de se usar os pastéis para se dar efeito mais vivo, mais mágico às outras cores, é belíssima. A única coisa que eu vejo onde se pode fazer uma comparação, se estabelecer uma ponte entre O Palhaço e O Fabuloso Destino de Amelie Poulain é aí. Visualmente os filmes, vai, podem ter uma estreita relação. A trilha sonora também não pode deixar de ser citada, é uma delícia!


Filme muito engraçado, mesmo com toda a dúvida envolvida no processo de ser. Selton é São Paulino roxo (assim como meu namorado que não me deixaria esquecer desse detalhe), e colocou uma série de artigos do SPFC "escondidos" ao longo da trama. É a bandeirinha na mesa do delegado, a blusa de um de componentes do cirso e assim vai. Adoro filme com essas surpresinhas pra você prestar atenção! Várias histórias paralelas também vão acontecendo, como a da amante do personagem de Paulo José, mas esse final eu deixa para quem for conferir o filme.


Bom, é um filme indispensável pra mim, principalmente se aprecia-se sobre tudo o cinema brasileiro! Um filme rico em experiências.
Ps:  A primeiro atuação de Moacyr Franco no cinema, com 75 anos, é hilária. rs

Um comentário:

mim disse...

Taí, me deu vontade de ver. A gente acha 'por aí'?

E sério que o Moacyr Franco nunca tinha feito cinema? :O